Nunca despediu um funcionário. A história de vida de um Grande Homem!

Nunca despediu um funcionário. A história de vida de um Grande Homem!

Recentemente a Rádio Televisão do Luxemburgo dedicou um programa a Rui Nabeiro, o homem que negou parcerias com a Nestlé e com a Pepsi porque não queria ser obrigado a despedir funcionários. Com 85 anos e dono do grupo “Delta Cafés”, Rui Nabeiro poderia ter alargado ainda mais o seu “império” com essas parcerias, mas ainda assim 1 em cada 5 habitantes de Campo Maior(Alentejo) trabalha na sua empresa.

Detentor de uma das maiores riquezas do nosso país, foi com ajuda dos filhos e netos que fundou a empresa em 1961, empresa que foi crescendo até aos dias de hoje, sem que para isso fosse preciso “explorar” os funcionários. Toda a população de Campo Maior admira este homem e o motivo é bem compreensível, ele “mete” comer na mesa de muitas famílias!

A Delta é a marca de cafés que detém o maior volume de mercado nacional do café com uma quota total de 31% do mercado, o que representa cerca de 390 milhões de euros. Os grãos de café são provenientes de ex-colónias portuguesas, as quais Rui Nabeiro visita com frequência para de lá trazer os grãos de café que depois processa na sua empresa.

Nunca_despediu_funcionário_rui_nabeiro

Dada a importância da empresa a nível nacional, grandes multinacionais como a Nestlé e a Pepsi já demonstraram interessem em comprar a marca, negócio que o Sr. Nabeiro recusou logo desde início. À AFP Rui Nabeiro afirmou que a empresa “pertence a todos os que trabalham lá. Criar um posto de trabalho é criar riqueza para todos. Eu nunca pensei em mim, mas sempre procurei servir aqueles que me servem, é esta atitude que me deu o que eu tenho hoje”. À revista “Exame” adiantou ainda que “É uma herança ao serviço de toda a comunidade. Falar de milhões é uma ofensa num país onde ainda há tanta pobreza”.

Quando rebentou a crise no nosso país há 5 anos atrás Rui Nabeiro encarou-a com naturalidade e pensamento positivo: “Eu disse aos nossos empregados que não queria nem ouvir falar de crise. As nossas vendas sofreram um pouco, mas nós recuperamos”, desde então as vendas subiram cerca de 20%, e apesar dos lucros terem vindo a diminuir,  Rui Nabeiro nunca despediu nenhum funcionário. De facto ele tem até funcionários a mais do que aqueles que precisa, cerca de 10% a 15% dos 3300 trabalhadores para ser mais concreto, mas isso não o assusta porque sabe que as pessoas não conseguem dar 100% do seu esforço todos os dias.

Ele considera ainda que é muito importante conciliar o trabalho e a família, e para isso financia ainda um centro onde cerca de 170 crianças aprendem valores como a iniciativa e o empreendedorismo, com a ajuda de um manual que a sua empresa criou para o efeito, o “manual do empreendedor” da Delta.

A única pergunta que pode ficar no ar é:

Se este GRANDE HOMEM consegue ser amado por uma terra inteira, dar emprego a tanta gente e ajudar a sua terra sem ser ganancioso, e ao mesmo tempo ter uma das mais bem sucedidas empresas nacionais, porque é que mais não lhe seguem o exemplo?

Partilha nas redes sociais!

 

Nunca despediu um funcionário. A história de vida de um Grande Homem!
5 (100%) 1 vote[s]

Comments

comments

Deixe o seu comentário