É importante conhecer as picadas dos insectos! Como distinguir e intervir de forma correcta!

É importante conhecer as picadas dos insectos! Como distinguir e intervir de forma correcta!

Com o tempo quente é normal usarmos roupas mais curtas e não nos protegemos tanto dos insetos. Por esse motivo muitos de nós acabamos por ser picados por insectos, e algumas dessas picadas podem ser dolorosas ou incómodas.

São muitos os insectos que picam, e é importante para a nossa saúde saber reconhecer o culpado.

Como distinguir as diversas picadas e o que fazer:

 

  • 1. Picada de mosquito

Apresenta-se como uma bolinha vermelha por baixo da pele. Geralmente não é necessário ter precauções com estas picadas. Se depois de ser picado apresentar febre e dores articulares é melhor procurar um médico.

  • 2. Picada de pulga

Apresenta-se como erupções cutâneas, inchaço local e comichão. Em caso de dermatite é aconselhável tomar um anti-alérgico.

  • 3. Picada de abelha

A picada de abelha provoca muita dor e depois comichão. É importante remover o ferrão com uma pinça. Se não causa muita dor, a picada não precisa de ser tratada. Em caso de náusea, vómito, febre, ou dificuldade em respirar é necessário procurar um médico urgentemente.

  • 4. Picada de carraça/carrapato

É necessário extrair o animal que entra na pele. Use uma pinça ou então vá até a um posto de saúde. Depois da mordida pode aparecer zonas circulares vermelhas que indicam a doença de Lyme. Mas não se preocupe, o médico indicará o melhor antibiótico.

  • 5. Picada de formiga

Apresenta-se como uma erupção branca pouco dolorosa. Se a dor continuar é possível aplicar uma pomada com cortisona.

  • 6. Picada de percevejo

Essa picada causa muita comichão, principalmente de manhã na zona das costas e do ventre. Não é necessário um tratamento, mas se a comichão for insuportável é necessário contactar um médico.

É importante conhecer as picadas dos insectos! Como distinguir e intervir de forma correcta!
Avalie este Artigo

Comments

comments

Deixe o seu comentário