Dormir com a luz acesa ou com a TV ligada pode ser perigoso para a tua saúde! Pode provocar problemas…

Dormir com a luz acesa ou com a TV ligada pode ser perigoso para a tua saúde! Pode provocar problemas…

Certamente pensavas que seria inofensiva, mas estás completamente errado. Dormir com a luz acesa ou com a televisão ligada pode ser perigoso para a tua saúde!

A insónia afeta 48% dos norte-americanos ocasionalmente e 22% deles todas as noites ou quase todas as noites. Além disso, muita gente sofre de enxaqueca e não se dá conta de que o problema poderia ser evitado se as pessoas tomassem uma atitude muito simples: apagar totalmente as luzes do ambiente em que dorme.

O problema todo envolve a produção do hormónio do sono, chamado melatonina. Para que a glândula pineal, órgão do corpo humano responsável pela produção deste hormónio, inicie a sua fabricação, existe a necessidade da ausência de luz. É por isso que, antes de dormir, as pessoas apagam as luzes. É a informação necessária para que o organismo comece a gerar a substância que, se criada em quantidade suficiente, produzirá uma noite de sono tranquila e restauradora.

Dormir num ambiente iluminado faz com que o organismo receba demasiada informação antes de dormir, retardando o início da produção de melatonina, isso pode causar problemas de insónia e a longo prazo, enxaqueca.

A preocupação com esse hormónio ficou ainda maior nos últimos anos quando foi descoberto que a melatonina não é importante apenas em relação ao sono.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) usou essa substância, um placebo e um antidepressivo no combate às crises de enxaquecas. O grupo de pessoas que foi recebeu doses de melatonina teve uma diminuição maior nas ocorrências da doença tanto em relação à intensidade quanto em número de episódios quando comparado com os outros participantes do estudo.

Dormir com a luz acesa ou com a TV ligada pode ser perigoso para a tua saúde! Pode provocar problemas…

Além disso, o risco de doenças cardiovasculares também diminui graças a esse hormónio, uma vez que a pressão arterial cai cerca de 15% durante o sono, quando ele transcorre com tranquilidade. Por isso, quando o organismo não consegue produzir a substância naturalmente, os médicos chegam a receitar a ingestão de suplemento de melatonina para equilibrar seus níveis no organismo.

Uma das grandes inimigas do sono é a luz azul. Um estudo realizado na Grã-Bretanha mostrou que luzes nesse tom geralmente melhoram o estado de alerta e o desempenho das pessoas. Por isso, são muito utilizadas nos locais de trabalho. Quando as pessoas são expostas à luz azul à noite, nos momentos antes do sono, seja na TV, no ecrã do computador ou mesmo nos relógios digitais, isso afeta a produção da melatonina e destrói os hormónios do sono.

Portanto, é importante que ao deitar-se para dormir, as luzes estejam apagadas. Isso irá garantir que não sofra com insónia e muito menos tenha sintomas de enxaqueca a longo prazo.

Fonte: webmd / saude.hsw / sleepio

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.