Dadores isentos de taxas em todos os cuidados de saúde

Dadores isentos de taxas em todos os cuidados de saúde

Medida entra hoje em vigor. Isenção de taxas moderadoras alargada a todos os cuidados de saúde hospitalar.

Os dadores de sangue têm, a partir de hoje, mais benefícios. O Orçamento do Estado para 2016 foi publicado esta quarta-feira em Diário da República e traz novidades em matéria de saúde.

A partir de hoje, quem é dador de sangue passa a ser isento do pagamento de taxas moderadoras em todos os cuidados de saúde hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS), ao invés de apenas em cuidados de saúde primários.

A isenção de taxas nos cuidados de saúde hospitalares foi retirada em janeiro de 2012, com a entrada em vigor de um decreto-lei que passou a prever a isenção apenas nas prestações em cuidados de saúde primários.

O Ministério da Saúde justificou a medida com a necessidade de “reconhecer o serviço prestado à saúde dos portugueses e o espírito cívico manifestado pelos dadores de sangue”.

Neste leque de isenções incluem-se, além dos dadores de sangue, dadores vivos de células, tecidos e órgãos, bem como bombeiros.

Por isso não se esqueça, sempre que precisar de algum serviço de cuidados de saúde leve consigo o seu cartão de dador de snague.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.